Muitos profissionais de marketing pensam erroneamente que o evento é apenas para um lançamento de produto, uma ferramenta de vendas ou para relações públicas - e pode de fato ser apenas isso. No entanto, esta abordagem simplista perde uma enorme oportunidade de marketing. Os eventos Live Marketing são ferramentas de conteúdo de marketing que mostram a sua plataforma de conteúdo.
Então, o que você faz antes, durante e após o evento terá um profundo e continuado impacto de marketing, se executado corretamente. Olhe para o compromisso Ecomagination da GE para construir plataforma ambiental inovadora, enquanto motor do crescimento económico, ou os esforços do Fórum Econômico Mundial para melhorar o estado do mundo através do engajamento de líderes mundiais em negócios, política e academia. Um deles é uma grande corporação, e o outro uma ONG, mas ambos têm dominado a arte da criação e curadoria de conteúdo interessante, que usam o Live Marketing como plataformas de conteúdo para aprofundamento, ricos e de interesse jornalístico, e divulga-las de forma ampla - e global-- nos canais multimídia.
E você pode fazer o mesmo. Aqui estão cinco estágios de senso comum que você deve usar para planejar e integrar o seu conteúdo em eventos:
Desenvolver uma plataforma de conteúdo.
Esta estratégia é sobre o conteúdo, não o evento, e a capacidade de um profissional de marketing para atingir um pequeno alvo ainda com o material aos decisores é motivo suficiente para considerar qualquer evento para ser uma extensão dos esforços de conteúdo de marketing de uma empresa. No entanto, a maioria dos eventos que caracterizam esforços de envolvimento alta contato com clientes não são cuidadosamente orquestrados para apresentar uma plataforma de conteúdo e temas. E isso exige um esforço de vários anos para que uma plataforma de conteúdo integrado seja o seu núcleo. Pare de pensar sobre o evento de Live Marketing como algo que ocorre em um ponto no tempo, e comece a integra-lo a sua estratégia de marketing de forma holística.
Esta discussão começa com uma estratégia de conteúdo que considera o seu público alvo, a sua mensagem e a hierarquia, e adota um tom de voz apropriado. Estes parâmetros focam o conteúdo em uma plataforma integrada de temas, ou conteúdo, que podem então ser usados para fazer do evento de Live Marketing um agregador de conteúdo como mensagens relevantes são comunicadas antes, durante e após o evento. A Plataforma Ecomagination da GE é um exemplo disso, já que moldaram a sua estratégia de produto, conteúdo e eventos para apoiar a sua meta para um crescimento econômico sustentável.
Comece a comunicar sua plataforma bem antes.
Crie histórias em torno dos tópicos bem mais cedo e semeie o mercado com elas!
Press Releases são apenas uma parte do processo; cada tópico cuidadosamente refinado é base para histórias em todos os meios de comunicação, seja ela impressa, eletrônica, on-line ou social. Você pode semear em todos os canais com esse conteúdo e ir ganhado seguidores. Antes do evento, o conteúdo permanece como autoridade e voz para notícias do evento. O Fórum Econômico Mundial faz isso antecipada e muitas vezes, uma estratégia que vale a pena, uma vez que é agora um dos eventos mais prestigiados do mundo.
Conquiste participantes.
Os participantes estão à procura de substância!
Os tomadores de decisão são o alvo principal para todos os eventos de Live Marketing, mas a demanda por sua agenda é alta. Portanto, o seu conteúdo tem de ser substancial, e promovida de uma forma que enfatiza a sua importância. Isso demonstra habilidade e foco, independentemente do tamanho do evento. Apesar de ser um evento de negócios está em uma escala significativamente menor, a promoção é fundamental. Seja persistente para conquistar os participantes que farão a diferença para o seu negócio, o uso de publicidade, Press releases, mídia social e até mesmo convites pessoais e visitas a executivos para atrair o publico certo.
Engaje-os com conteúdo sólidos em um ambiente autêntico.
O conteúdo para seu evento deve refletir sua plataforma de conteúdo!
Pense cuidadosamente sobre o tema de um evento, e o conteúdo que você vai propagar. Em 2005, a GE lançou a sua iniciativa "Ecomagination", numa tentativa de se posicionar como uma empresa "verde". Foi tanto conteúdo e estratégia de produto. Todos os eventos em torno desta iniciativa eram extensões diretos desta estratégia - a partir de seus programas de prêmios e eventos da marca até seminários de educação e reuniões locais. A plataforma de conteúdo foi magistralmente integrada no seu propósito de negócios e rapidamente dirigiu profunda compreensão e engajamento aos seus esforços. A GE iniciou um ano antes do lançamento (regra número 1, começar cedo), e depois aprofundou o envolvimento com eventos múltiplos e sustentados em combinação com imprensa.
GE também a certeza de que seu evento de Live Marketingo inicial era autêntico. "Os hóspedes degustavam canapés orgânicos e bebiam vinho produzido por uma vinícola da California movida a energia solar (equipado com painéis fotovoltaicos próprios da GE)," contou a imprensa. Em outras palavras, eles entenderam que onde se realizou o evento, quem participou dele, o que eles falaram e até mesmo o que eles comeram estava relacionado com a plataforma de conteúdo que eles estavam tentando construir.
Todas as empresas têm a mesma oportunidade de criar tanto uma clareza para o conteúdo de sua plataforma de marketing, e usar eventos para alargar e aprofundar o envolvimento do cliente. Este é o valor real e ROI em eventos— e o por que eles são a ferramenta de conteúdo de marketing mais subutilizados.
Mantenha-nos interessados.
Eventos aprofundam o engajamento, então você tem que dar continuidade!
Primeiro, certifique-se de ter feito as coisas fáceis e econômica durante e imediatamente após o evento - desde a criação e apresentação de conteúdo exclusivo para catalogá-lo através de vídeo e transcrições para uso futuro. Em seguida, certifique-se de minar o próprio evento para saber em que o público ficou mais interessado, o que eles querem mais e quais são seus pontos fracos - não oficialmente ou formalmente.
A chave é realmente manter o diálogo com os blogs, e-mails, e-seminários, mídias sociais relevantes usando vídeo (nem todas as mídias sociais sµap eficaz para cada evento ou localização), e acompanhar a resposta.
Como a Apple, você introduziu um produto inovador que vai mudar fundamentalmente a dinâmica de uso? Ou como GE, você precisa de reposicionar a sua empresa de forma importante? Ou você está olhando para o pensamento seguidores e quer se tornar um líder do pensamento em alguma área específica? Se você respondeu sim a qualquer destas perguntas, então esse evento planejado em sua carteira precisa ser revisitado e reinventados com sua equipe. E se eles não podem fazê-lo, contrate um profissional que entenda todas as etapas e pode fazer a logística. Os eventos têm o potencial para ser a sua âncora de conteúdo mais forte. Eventos de Live Marketing constroem, mantém e atraem esses públicos você passou tanto tempo tentando alcançar. E, sem dúvida, eles são a sua ferramenta de conteúdo de marketing mais subutilizados porque ambos prendem e envolvem esse público da forma única e mais relevante. Como sua equipe está usando este recurso?